Sobre

Vivência Pedagógica

Este blog, mantido por mim Mary Grace Andrioli, é fruto do trabalho realizado ao longo de 25 anos como educadora. Nasceu das comunidades de prática organizadas em listas de discussões on-line com educadores de todo o Brasil, quando eu ainda estava na graduação do curso de Pedagogia na Feusp (2002)  e passei a trabalhar com tecnologias na educação na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.  A imagem ao lado representa a primeira versão do site e que ficou ativa por muito tempo. É também o símbolo que estou usando para representar posts reproduzidos de lá. A primeira logomarca representa uma mão segurando o mouse dentro de uma tela que remete ao computador que tínhamos na época e o nome "Vivência Pedagógica".

Quando a Vivência Pedagógica foi criada, a partir das listas de discussão on-line, havia um movimento de implantação do uso das tecnologias nas escolas, por meio de laboratórios de informática.

Na época era tudo muito novo, especialmente para quem atuava na educação e por isso as listas de discussão eram espaços voluntários de trocas, aprendizagens, atuação e reflexão sobre a prática entre docentes

A lista pode ser vista ainda pelo web.archive: http://br.groups.yahoo.com/group/vivenciapedagogica/  e foi descontinuada.

Em 2005, com a ajuda do Fred do usabilidoido.com.br construímos o site da Vivência Pedagógica. Ele me recomendou o drupal, fez toda a instalação e a primeira arte. Desde então a comunidade cresceu muito e eu aprendi bastante o suficiente para prosseguir com a manutenção e alimentação do site. Cheguei a contar com vários colegas colaboradores na época também. 

Primeira versão do site Vivência Pedagógica. Logomarca lembra uma tela de computador com cantos arredondados e uma mão com contorno laranja segurando um mouse. O site tem todos os cantos arredondados com fundo metalizado em cinza claro. nas duas laterais há blocos de conteúdos (hiperlinks, etc) e no centro são organizados os posts.

Este mesmo site prosseguiu até meados de 2013, tendo sido invadido algumas vezes e a partir daí não consegui me dedicar a sua manutenção, além de perder o domínio que foi a leilão.

Em 2021 recuperei o site da vivenciapedagogica.com.br em um leilão da registro.br após várias rodadas. As empresas que queriam disputar o domínio, na maior parte das vezes pareciam ser agências de publicidade.

O site vivenciaspedagogicas.com.br também não é meu. Já os domínios vivenciapedagogica.com e vivenciapedagogica.net sim e foram adquiridos no período em que fiquei sem o domínio oficial.

Depois de um tempo atuei em outros espaços e nunca mais consegui me dedicar da forma como fiz especialmente entre 2002 a 2012. Por esta razão tenho tentado retomar aos poucos a organização deste espaço resolvi voltar a e resgatar manualmente um pouco do que foi construído por aqui e em outros locais, especialmente nas redes sociais.

Optei novamente por uma ferramenta de código aberto e livre, o wordpress, mas em uma hospedagem mais fácil de ser gerenciada e que me dá a liberdade de manter backups e ter domínio total do conteúdo publicado.