Nesta página pretendo retomar e atualizar as principais referências na área de Alfabetização e Letramento.
Materiais de referência
- Documento orientador para sondagem de Lingua Portuguesa – Material desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
- Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual. Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008
- Explore sequências didáticas e propostas de Letramento e Alfabetização no Currículo da Cidade de São Paulo.
- Propostas e debates sobre alfabetização, letramento, ensino-aprendizagem de leitura, escrita, oralidade e análise linguística na Plataforma do Letramento transferida para o Portal Cenpec, área de leitura e escrita.
- O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA) é ainda a maior referência que conheço na área de alfabetização. Vale consultar os seguintes materiais:
- Guia do formador Módulo I
- Guia do formador módulo II
- Guia do formador módulo III
- Coletânea de textos:
- Material completo do Profa, com textos, vídeos, coletâneas e materiais videográficos no Blog da educadora Rosaura Soligo.
Plataformas, sites e ou softwares para criação de jogos e atividades de alfabetização e letramento
- Wordwall é uma plataforma para criação de atividades personalizadas e gamificadas. A versão gratuita possibilita criar 5 tipos de atividades. Nenhuma das propostas possibilita ainda incluir som, porém tudo que é desenvolvido na plataforma funciona muito bem em dispositivos móveis. É muito simples e intuitiva e ainda há vários vídeos no Youtube. Link: https://wordwall.net/pt
- Jogos e Atividades Acessíveis para Ver, Ouvir e Sentir (Javos): a plataforma gratuita possibilita criar atividades em formato mais acessível para pessoas com ou sem deficiência física e visual dentre outros. As atividades podem ser criadas para Ver ou Ouvir. Se forem utilizadas com acionadores de teclado ou mouse, podem ser também atividades para Sentir. Link: https://javos.com.br/
- Visual Class é um software de autoria para criação de apresentações multimídia e atividades interativas com recursos de texto, imagens, animações, vídeos e jogos interativos. Os recursos criados funcionam em sites web, localmente e também via celular. O software é pago, porém é possível conseguir uma versão gratuita e funcional para avaliaçao entrando em contato direto com o representante. No portal Visual Class há também várias atividades criadas, inclusive na área de alfabetização, sendo que a maioria dos projetos foi e pode ser desenvolvido diretamente por crianças. Link: http://www.class.com.br/
Leituras recomendadas
- SOLIGO, Rosaura. Uma carta sobre alfabetização inicial. In: SOLIGO, Rosaura. Cartas pedagógicas sobre a docência. São Paulo. GFK, 2015. Disponível em: <https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2021/09/uma-carta-sobre-alfabetizacao-inicial.pdf>.
- FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1985. Uma resenha do livro Reflexões sobre Alfabetização está disponível no site da Nova Escola.
- SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo, Contexto. 2018. Uma resenha do livro Alfabetização: a questão dos métodos, está disponível na revista Boletim de Psicologia.