Foi lançado o Livro “A Tecnologia transformando a Educação”, reunindo relatos de casos de sucesso de diversas instituições de ensino. O material conta com contribuições dos participantes do Grupo Praxis: Comunidade de Prática de Tecnologia em Educação, criada em julho de 2004. O artigo “Programa Aprender em parceria: uma experiência de formação continuada com os professores da Fundação Bradesco”, escrito por Mary Grace e Luciana Allan (páginas: 75 a 84, tomo3.pdf), descreve a aplicação, no Brasil, da metodologia do Programa Aprender em Parceria (Microsoft Educação) na formação de 340 educadores da Fundação Bradesco de 18 escolas de várias regiões do Brasil. O livro digital, que está sendo distribuído sem ônus aos interessados, surgiu a partir da idéia manifestada por vários membros de compartilhar suas experiências individuais com um público mais amplo. Nivaldo, Paulo e Marcos coordenaram essa iniciativa, que foi ampliada e resultou numa série de livros digitais com o nome de Coleção Tecnologia e Educação. O e-book está disponível para download no Portal Educacional. Conheça os temas abordados e seus autores: Inovação no processo de ensino – aprendizagem por meio de um espaço de colaboração on-line – Solange Giardino [Colégio Presbiteriano Mackenzie] Como três equipes interdisciplinares integraram tecnologia à sua prática pedagógica – Betina von Staa [Portal Educacional] e Ivone Nonato Sotelo [Colégio Visconde de Porto Seguro] Transformações e autonomia – aprendizagem facilitada pela tecnologia – Ivone Nonato Sotelo [Colégio Visconde de Porto Seguro] Currículo e tecnologias: práticas que se entrelaçam – Renata Guimarães Pastore e Valdenice Minatel Melo de Cerqueira [Colégio Dante Alighieri] Capacitação: a chave para uma mudança sistêmica e sustentável – Cristiana Mattos Assumpção [Colégio Bandeirantes] Programa Aprender em Parceria: uma experiência de formação continuada de professores – Luciana Maria Allan Salgado e Mary Grace Martins [Vivência Pedagógica] Eleições na Floresta: motivando professores e alunos a agir através da rede – Betina von Staa [Portal Educacional] Centros de Inclusão Digital – Equipe da Fundação Bradesco Paradas de ônibus: tecnologia e acessibilidade – Equipe da Unidade Escolar de Maceió da Fundação Bradesco Sistema de avaliação – questionar para mudar – Daniel Barbosa Jorge [Colégio Presbiteriano Mackenzie] O modelo de inclusão digital baseado em pontos móveis de internet – Beatriz Rizek [Escola do Futuro da USP] Ocean Odissey: preservação das tartarugas marinhas – Equipe da Fundação Bradesco da Unidade Escolar I de Osasco Diferentes materiais para uso na robótica educacional: uma diversidade de materiais para promover o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades – Lyselene Candalaft Alcântara Prol O uso de tecnologia no Colégio Rio Branco. Novas práticas delineando novos caminhos – Márcia Regina Teixeira Macedo e Vânia Maria Concimo Santos [Colégio Rio Branco] Enviado por Mary G. em 2 Abril, 2007 – 15:54 Link da captura: https://web.archive.org/web/20090130034523/https://vivenciapedagogica.com.br/ebooktecnologias |