A Vivência Pedagógica é uma comunidade de aprendizagem que nasceu em 2002, por meio de uma lista de discussão on-line hospedada no Yahoo Groups*. Depois de um tempo passou a ser um blog e assim foi mantida durante alguns anos.
A iniciativa nasceu quando eu ainda era estudante do curso de graduação em Pedagogia. Já nesta época passei a me interessar por compartilhamento de práticas com educadores de todo o Brasil e a primeira versão do site foi feita pelo Fred Van Amstel, do Usabilidoido.
Ao longo da minha formação vi o quanto as trocas com outros educadores, seja pelos meios digitais ou presenciais sempre foram um recurso potente de transformação. Muito do que sou e no que me transformei foi graças a Vivência Pedagógica e a outras redes das quais fiz parte também por meio dela.
Com o passar do tempo, passei a me dedicar a outras iniciativas, sendo a principal delas o Instituto Paramitas, onde fui cofundadora, vice-presidente em Diretora Pedagógica em 2009. A partir dali, também presenciei o crescimento das redes sociais e somado a tantas outras atividades, me descuidei do site da Vivência. O site foi invadido e em seguida perdi o domínio por descuido e falta de pagamento. Nunca mais consegui recuperá-lo e atualmente a versão .com.br não é mantida por mim.
Sempre quis retomar este projeto e cheguei a pensar em outros nomes, mas nunca encontrei algo que realmente representasse a essência da Vivência Pedagógica. Por esta razão registrei este domínio .net.
A ideia será republicar alguns posts antigos por aqui, refazer as listas de referências considerando o contexto atual e também convidar educadores queridos para compartilharem comigo suas reflexões aqui.
Também continua sendo um espaço aberto aos educadores inovadores da minha rede.
*Também perdi o acesso ao Yahoo Groups 🙁
Arquivos
Categorias
acessibilidade ajudas técnicas alfabetização e letramento antigavp aprendizagem Atendimento Educacional Especializado avaliação blogs comunidade currículo dicas didática e-book educação especial educação inclusiva educação integral filme inclusão inclusão digital inovação link comentado lousa digital mapas conceituais Paulo Freire plano de aula programação proinfo projetos quadro negro relato de experiência republicação robótica sobre este site tecnologia assistiva tecnologias vivência pedagógica webgincana webquest