educ

Webgincana

Mary Grace Andrioli
Escrito por Mary Grace Andrioli em julho 6, 2021
Junte-se a mais educadores

Entre para nossa lista e receba novidades com prioridade

Na versão antiga do site da Vivência Pedagógica havia uma área sobre webgincanas que não consegui recuperar nem mesmo o conteúdo.

A referência neste tema é o professor Jarbas Novelino Barato, que também foi o responsável por me ensinar diretamente muito sobre Webquests. Em seu Blog há uma rica categorização e diversos textos a respeito das Webgincanas.

De acordo com o Professor Jarbas:

WebGincana é um modelo de organização da informação para fins educacionais que articula a dinâmica das velhas caças ao tesouro (Scavenger Hunts), usos da Web e o espírito das gincanas. Se bem feita, ela pode ser um modo divertido de aprender usando computadores, colaborando com colegas e utilizando as informações descobertas em diversos contextos de vida.

Uma boa webgincana pode contribuir em vários aspectos com a aprendizagem dos estudantes, contribuindo com diversos objetivos educacionais relevantes, como por exemplo: contribuir para que os estudantes aprendam fazer uma leitura rápida e ao mesmo tempo atenta, retirando as informações essenciais dos textos; despertar a curiosidade a respeito de determinados temas que poderão ser trabalhados nas aulas; incentivar a pesquisa, promover a cooperação; evitar o copiar e colar, dentre outros.

Além do site, destaco a seguir uma Webgincana bem interessante sobre Educação Profissional, também produzida pelo Professor Jarbas Novelino. Link: https://jarbas.wordpress.com/2021/04/30/exemplo-de-webgincan/

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *